
Selo digital da Cibersegurança sela o compromisso de todas as organizações com a adoção de um guião para o processo de transição digital, num mundo e tempo marcados pela cada vez maior dependência das tecnologias de informação e comunicação (TIC).Este é 1 dos 4 Selos de Certificação de Maturidade Digital e avalia o cumprimento das melhores práticas na área da Cibersegurança. Para obter esta certificação as organizações terão de cumprir os normativos que definem os Requisitos da Certificação definidos para esta área. Os requisitos serão qualificados em graus de maturidade Bronze, Prata ou Ouro e a cada grau será atribuída uma pontuação de acordo com tabela I definida no Regulamento da Marca (PDF).O processo de certificação das entidades é da responsabilidade de cada entidade certificadora devidamente acreditada para o efeito pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC). As entidades certificadoras acreditadas para certificar as entidades e empresas em Cibersegurança são atualmente a APCER – Associação Portuguesa de Certificação e a Bureau Veritas.
Em alternativa, contacte-nos!
Iremos entrar em contacto para fornecer um apoio personalizado.
Os Selos de Maturidade Digital
Os Selos de Maturidade Digital (SMD) concretizam uma das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital para promover a transformação digital da economia. As empresas, que cumpram um conjunto de normativas e orientações alinhadas com as melhores práticas e com os requisitos europeus, podem agora ser certificadas, de acordo com o seu nível de maturidade, em quatro dimensões: Sustentabilidade, Cibersegurança, Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e Acessibilidade.
A certificação de maturidade digital está acessível a qualquer organização, do setor privado ou público, que se pode certificar nas dimensões que considerar mais relevantes e/ou prioritárias para o seu negócio.
Uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Português de Acreditação e o Instituto Português da Qualidade, as entidades certificadoras e a Imprensa Nacional Casa da Moeda, com o acompanhamento da Estrutura de Missão Portugal Digital (EMPD). O programa é financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um instrumento estratégico de política pública nacional que resulta de uma resposta concertada, a nível europeu, aos impactos da pandemia causada pela COVID-19.
Os Selos de Maturidade Digital vêm complementar a oferta de certificações já existente, com o objetivo de dar mais opções para que as PME se certifiquem e avancem para a digitalização, sem prejudicar a concorrência. Para a obtenção do Selo Digital Global as organizações deverão certificar-se nas quatro dimensões dos selos específicos, mediante a obtenção de uma pontuação mínima.
A arquitetura dos Selos de Maturidade Digital é constituída por um símbolo, um nome, um nível de maturidade digital, uma entidade reconhecedora de cada área e um código QRCode que garante a autenticidade do selo.
Cada uma das dimensões permite a obtenção da certificação em três diferentes níveis de maturidade específicos (Bronze, Prata e Ouro), determinados com base no grau de avaliação a ser realizada, conforme a tabela seguinte:
Nível de Maturidade | Pontuação |
---|---|
Bronze | 2 pontos |
Prata | 3 pontos |
Ouro | 4 pontos |
*A atribuição da pontuação 2, 3 ou 4 é efetuada de acordo com os requisitos definidos no documento normativo DNP TS 4577.
A Maturidade Global é atribuída a organizações que se certifiquem nos quatro selos podendo ser qualificada em três graus: Bronze, Prata, Ouro. O grau de maturidade global será aferido pelo somatório das pontuações da maturidade de cada área de acordo com a tabela II referenciada no artigo quinto do Regulamento da Marca (PDF).
Para mais informações, consultar a informação oficial em https://selosmaturidadedigital.incm.pt/